domingo, 31 de agosto de 2008

Educação afetiva ou controladora?Foco no conteúdo ou valores?


Após analise do texto de José Manuel Moran,podemos observar que:
Na educação o mais importante é o incentivo e o apoio ao invés da cobrança e o controle.
Quando conseguimos
motivar,incentivar o aluno,ele desenvolve o interesse em aprender e irá buscar sozinho ampliar seus conhecimentos,mas se utilizarmos de cobrança ou controle ele nos dará respostas imediatas,mas não sabemos se continua com o desejo de aprendes ,por isso, desenvolver uma relação de confiança,afetiva e apoio é fundamental para resultados a longo prazo.
Na educação precisamos não só de inclusão tecnológica e digital e sim de inclusão afetiva,de
valores e ética que é o mais importante.
A inclusão afetiva é acolher os alunos,valorizá-los ,dar-lhes força , entusiasmos,motivá-los para terem mais autonomia ,pois a afetividade é mais um componente fundamental pedagógico e contribui para o sucesso pessoal e grupal. O educador sendo coerente entre o que pensa e o que faz,educando dentro da verdade e da coerência ,sendo coerente entre o que ensina e a prática, estará ajudando o aluno a criar verdadeiros valores e assim mostrando que é fundamental ter valores e ser éticos.
O educador é um profissional cujo papel transcende a matéria que ele trabalha, pois expressa e trabalha , diretamente ou indiretamente, valores,visões de mundo,sentimentos,modelos de vida e assim quanto mais ele integrar tensões e contradições, mais avança na compreensão do mundo, no equilíbrio emocional,na capacidade de trocar afeto e estará ajudando os aluno s a acreditarem em si mesmos e quererem avançar. Porém ,quando o educador impõem a aprendizagem pela força ou medo , os alunos poderão acreditar que a aprendizagem é complicada e difícil ,que complicará o desejo profundo que podem aprender por si mesmos.
Se termos mais educadores incentivadores do que controladores facilitaremos a crença e a escolha dos aluno s por uma educação mais criativas,empreendedora e humana.
Diante de tantos grupos sociais que mostram que levar vantagem é melhor do que ser honestos, preferem viver nas aparências do que na autenticidade, precisamos de educadores incentivadores do que controladores ,que mostre o contrário,que vale mais aceitar-se como pessoas em evolução, com contradições ,mas com verdade e coerência e só assim a educação terá um papel político fundamental .

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