quinta-feira, 24 de junho de 2010

Economia de África do Sul.
Brasil é campeão em impostos.
Os brasileiros pagam tarifas de energia mais altas.
"Na África do Sul, estima-se que a Iluminação representa entre 15 a 17% do consumo total de electricidade, o que corresponde aproximadamente a 37.000 GWh (GigaWattsHora). Tendo em conta a ineficiência de uma grande parte dos produtos de iluminação actualmente usados neste país, um objectivo de redução de 40% não é demasiado ambicioso se as tecnologias e soluções adequadas forem promovidas e aplicadas. Se tal objectivo for atingido, o consumo de electricidade do país será reduzido em 14.800 GWh (o equivalente à produção de 3 centrais de energia de médio porte), as emissões de CO2 reduzidas em 13.3 milhões de toneladas (calculados num factor de emissão de 0,9kg por kWh) e uma economia de 5,3 biliões de Rands em custos de electricidade, baseados num preço médio de 0,35 Rands por kWh."

Fontes de energia renováveis e seus principais benefícios para a humanidade

A energia irradiada pelo sol se encaixa dentro das alternativas de fontes renováveis.
Porque economizar energia é importante para o país e o planeta.
"O Reino dos Combustíveis Fósseis já não é mais útil, e torna-se hoje um perigo sério para as nossa vidas e capacidade de vivermos neste planeta."

Robert Alan

Fontes de energia

As fontes de energia podem ser convencionais ou alternativas.
No Brasil a maior quantidade de energia elétrica produzida provém de usinas hidrelétricas (cerca de 95%). Em regiões rurais e mais distantes das hidrelétricas centrais, têm-se utilizado energia produzida em usinas termoelétricas e em pequena escala, a energia elétrica gerada da energia eólica.
A energia renovável é aquela que é obtida de fontes naturais capazes de se regenerar, e portanto virtualmente inesgotáveis, ao contrário dos recursos não-renováveis.