sábado, 15 de agosto de 2009
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Trigonometria e a tecnologia
Objetivo Geral:
Ampliar noções trigonométricas com o uso de novas tecnologias.
Objetivos Específicos:
· Reconhecer a ampliação dos conceitos da trigonometria aplicada no triângulo retângulo para a trigonometria aplicada no circulo;
· Diferenciar seno, cosseno e tangente de um ângulo;
· Desenvolver a capacidade de resolver problemas por meio de alguns modelos;
· Fazer uso de tecnologias para a construção do conhecimento pelo pensar, interpretar e resolver problemas;
· Fazer uso de recursos tecnológicos – a calculadora e o computador - de forma que estes instrumentos se adaptem às situações-problemas;
· Identificar a presença da trigonometria em aplicações cotidianas;
· Identificar em uma dada situação-problema as informações ou variáveis relevantes e elaborar possíveis estratégias para resolvê-las;
Público Alvo:
Alunos da 2ª série, turma 203 do Ensino Médio da Escola Edgardo.
Justificativa:
O mundo está em constante mudança, dado o grande e rápido desenvolvimento da tecnologia. Máquinas de calcular, computadores, internet, etc são assuntos do cotidiano. E todos eles têm ligações estreitas com a matemática. Essa rápida mudança faz com que nós docentes estejamos preocupados com a motivação no ensino da matemática, e, contudo, além da motivação, procuramos o ensino onde explore a capacidade do aluno de compreender o mundo a sua volta dentro de seu contexto social, além de favorecer seu entendimento e de como o conhecimento da matemática pode ajudá-lo nesta tarefa.
Sabe-se que numa era tecnológica, é fundamental que os alunos se familiarizem com o computador para aprofundar mais a aprendizagem matemática. Neste sentido que estudar noções trigonométricas com o uso da tecnologia mostrará como o emprego da simulação computacional pode ser um meio de promover o aprendizado de forma significativa, auxiliando o aluno na busca de uma melhor compreensão dos valores de seno, cosseno e tangente dos ângulos e suas aplicações.
Na realidade, a trigonometria é uma ciência muito antiga, mas suas aplicações sempre aparecem no nosso cotidiano e se estende a outros campos da matemática e atividades, como a acústica, a topologia e quase todos os ramos da engenharia (elétrica, mecânica e civil) e entre outras atividades humanas.
Sabe-se que não é mais possível pensar no ensino de matemática que desconsidere o uso das tecnologias de informação e comunicação tanto para aumentar a eficácia do ensino quanto para desenvolver no aluno o senso crítico. Por isso, do mesmo modo que a calculadora, o uso do computador na escola visa uma educação tecnológica, além de liberar o aluno de tarefas mais técnicas, auxiliar no processo de investigação de problemas matemáticos e permitir melhor gerenciamento do tempo e das ações de ensino e aprendizagem.
Metodologia:
Ø Iniciar a aula fazendo um relato sobre a história da trigonometria;
Ø Explanação do conteúdo: seno, cosseno e tangente;
Ø Confecção de figuras geométricas;
Ø Elaboração das fórmulas em cartazes para melhor fixação;
Ø Confeccionar a tabua trigonométrica;
Ø Trabalho em grupo sobre a vida e obras dos matemáticos, destacando a importância prática , naquela época, dos estudos desenvolvidos por ele;
Ø Pesquisar na internet sobre as aplicações da trigonometria nos dias atuais e sua contribuição em outras áreas de estudos e apresentar usando um meio tecnológico;
Ø Buscar site que abordam sobre o conteúdo e usar exemplos que estes apresentam;
Ø Em grupo elaborar questões, envolvendo o conteúdo, depois trocar entre os grupos para a resolução;
Ø Realização de exercícios;
Ø Fazer uso de calculadora para resolução das situações problemas.
Avaliação:
Será considerado satisfatório se os objetivos forem alcançados e houver a participação e interesse dos alunos.
Ampliar noções trigonométricas com o uso de novas tecnologias.
Objetivos Específicos:
· Reconhecer a ampliação dos conceitos da trigonometria aplicada no triângulo retângulo para a trigonometria aplicada no circulo;
· Diferenciar seno, cosseno e tangente de um ângulo;
· Desenvolver a capacidade de resolver problemas por meio de alguns modelos;
· Fazer uso de tecnologias para a construção do conhecimento pelo pensar, interpretar e resolver problemas;
· Fazer uso de recursos tecnológicos – a calculadora e o computador - de forma que estes instrumentos se adaptem às situações-problemas;
· Identificar a presença da trigonometria em aplicações cotidianas;
· Identificar em uma dada situação-problema as informações ou variáveis relevantes e elaborar possíveis estratégias para resolvê-las;
Público Alvo:
Alunos da 2ª série, turma 203 do Ensino Médio da Escola Edgardo.
Justificativa:
O mundo está em constante mudança, dado o grande e rápido desenvolvimento da tecnologia. Máquinas de calcular, computadores, internet, etc são assuntos do cotidiano. E todos eles têm ligações estreitas com a matemática. Essa rápida mudança faz com que nós docentes estejamos preocupados com a motivação no ensino da matemática, e, contudo, além da motivação, procuramos o ensino onde explore a capacidade do aluno de compreender o mundo a sua volta dentro de seu contexto social, além de favorecer seu entendimento e de como o conhecimento da matemática pode ajudá-lo nesta tarefa.
Sabe-se que numa era tecnológica, é fundamental que os alunos se familiarizem com o computador para aprofundar mais a aprendizagem matemática. Neste sentido que estudar noções trigonométricas com o uso da tecnologia mostrará como o emprego da simulação computacional pode ser um meio de promover o aprendizado de forma significativa, auxiliando o aluno na busca de uma melhor compreensão dos valores de seno, cosseno e tangente dos ângulos e suas aplicações.
Na realidade, a trigonometria é uma ciência muito antiga, mas suas aplicações sempre aparecem no nosso cotidiano e se estende a outros campos da matemática e atividades, como a acústica, a topologia e quase todos os ramos da engenharia (elétrica, mecânica e civil) e entre outras atividades humanas.
Sabe-se que não é mais possível pensar no ensino de matemática que desconsidere o uso das tecnologias de informação e comunicação tanto para aumentar a eficácia do ensino quanto para desenvolver no aluno o senso crítico. Por isso, do mesmo modo que a calculadora, o uso do computador na escola visa uma educação tecnológica, além de liberar o aluno de tarefas mais técnicas, auxiliar no processo de investigação de problemas matemáticos e permitir melhor gerenciamento do tempo e das ações de ensino e aprendizagem.
Metodologia:
Ø Iniciar a aula fazendo um relato sobre a história da trigonometria;
Ø Explanação do conteúdo: seno, cosseno e tangente;
Ø Confecção de figuras geométricas;
Ø Elaboração das fórmulas em cartazes para melhor fixação;
Ø Confeccionar a tabua trigonométrica;
Ø Trabalho em grupo sobre a vida e obras dos matemáticos, destacando a importância prática , naquela época, dos estudos desenvolvidos por ele;
Ø Pesquisar na internet sobre as aplicações da trigonometria nos dias atuais e sua contribuição em outras áreas de estudos e apresentar usando um meio tecnológico;
Ø Buscar site que abordam sobre o conteúdo e usar exemplos que estes apresentam;
Ø Em grupo elaborar questões, envolvendo o conteúdo, depois trocar entre os grupos para a resolução;
Ø Realização de exercícios;
Ø Fazer uso de calculadora para resolução das situações problemas.
Avaliação:
Será considerado satisfatório se os objetivos forem alcançados e houver a participação e interesse dos alunos.
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Atividade com alunos no laboratório de informática
A atividade realizada com os alunos do CAT -3ª séire - turma 33 no laboratório de informática para o uso do Blog em busca de jogos na aprendizagem, foi amplamente gratificante tanto para os alunos como para mim, pois percebia-se no olhar das crianças a alegria em estar ali manuseando um computador acessando o blog do professor, a curiosidade na busca de informação e a ansiedade em saber mais.Pois muitos alunos não tem acesso a internet e o único lugar onde podem usar é na escola.Observa-se a necessidade de usar os meios tecnológicos como um recurso que irá estimular os alunos a buscar novas informações e ajudar a desenvolver oa aprendizagem.
Socializando Projeto
Em minha escola o trabalho com projetos não é algo que ocorre sistematicamente, ocorre com maior frequência nas séries iniciais do Ensino Fundamental e quando isso acontece há um envolvimento e integração entre alunos e professores, havendo assim um aprendizado mais significativo.
Porém a escola tem o projeto música na escola que envolve alunos de todas as séries do Ensino Fundamental e Médio através da Banda de Fanfarra da Escola Edgardo.
Porém a escola tem o projeto música na escola que envolve alunos de todas as séries do Ensino Fundamental e Médio através da Banda de Fanfarra da Escola Edgardo.
Assinar:
Postagens (Atom)