Como seres humanos.Diferenciamo-nos dos animais por nossa capacidade de aprender,mudar,transformar,criar,fazer história,na qual o pensar alicerça esse processo de mutação.
Pensar envolve duvidar,perguntar,questionar.É uma maneira de investigar, pesquisar o mundo, as coisas.Por isso mesmo encerra algo que perturba,provoca mal estar,insegurança, porque algo que nos parecia seguro foi atingido em nosso pensamento.
Pensar envolve os outros.Pensaos porque alguém nos impulsionou a buscar uma resposta.è sempre o outro que nos obriga a pensar, e mesmo quando sozinhos, os outros habitam nosso pensamento.
A sistematização da atividade de pensar nos posibilita uma tomada de consciência do que buscamos,acreditamos,sonhamos faze.O registro reflexivo desse pensar, concretizar para nós o rever,avaliar,replanejar nossas ações.
Portanto nos dá condições de apropriação de nossos passos, no processo de construção do conhecimento.
É neste sentido que o ato de avaliar é processual.Acontece no permanente de rever,refletir o passado para para se reconstruir o futuro no presente.
Aprender a avaliar é aprender a modificar o planejamento.No processo de avaliação contínua o educador agiliza sua leitura de realidade podendo assim criar encaminhamentos adequados para seu constante replanejar.
Observando, analisando e planejando seu cotidiano, o educador licerça sua disciplina intelectual para a apropriação de seu pensamento teórico.
Armas de luta indissociáveis no dia-a-dia, na prática do ensinar.
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)